Quando fui chamado para ser Head do Facebook de Juliette Freire, em 25 de março de 2021, o BBB já estava no fim do seu segundo mês e ela já era a favorita absoluta do Brasil. A página estava com 99 mil curtidas e 187 mil seguidores e o tom de voz das suas redes sociais já estava muito bem definido.
O desafio era crescer a rede mais negligenciada nas estratégias de comunicação digital. Voltei pra o lugar onde minha carreira começou depois de muitos anos tendo migrado do cargo de social media para o de redator. E o que eu fiz foi isso aqui:
- Desenvolvimento de uma autonomia de conteúdo e linguagem para a página, que apenas repetia os conteúdos do Instagram.
- Planejamento e criação de postagens (6 a 15 por dia).
- Gerenciamento da equipe do Facebook, composta por Indira Petit e João Lucas Almeida.
- Campanhas de combate às fake news criadas contra a participante.
- Desdobramento da identidade visual em peças gráficas, incluindo criação de novas editorias.
- Edição de vídeos para o feed.
- Desenvolvimento de estratégias em parceria com grupos de fãs, especialmente para mutirões.
OS RESULTADOS
Ao fim do programa, após apenas um mês e 10 dias de trabalho, as estatísticas da página cresceram muito. O número de curtidas foi para 373 mil (crescimento de 376%) e o de seguidores para 640 mil (crescimento de 342%).
O desempenho pode ser visto nos seguintes gráficos:
1 MILHÃO
Continuei cuidando da página nos primeiros dias após a vitória de Juliette. Minha última postagem foi a comemoração do primeiro milhão de seguidores. Uma forma linda de encerrar uma campanha tão engrandecedora e divisora de águas na minha carreira, trabalhando para/por uma mulher que é símbolo de muitas das coisas que acredito.